“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lançamento do "Natal EnCanto"


Na tarde da última quarta-feira, 10 de novembro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, esteve presente ao lançamento oficial do Natal EnCanto — Primeiro Festival de Canto Coral da Arquidiocese. O concurso, que será realizado entre os dias 24 de novembro e 18 de dezembro, é uma parceria da Igreja com o Supermercado Zona Sul e com a OraH Produções. A cerimônia de lançamento reuniu membros do clero, assim como o diretor de marketing do supermercado, Jaime Xavier, no Edifício João Paulo II, na Glória.

O Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Paz e autor do nome do Festival, Padre Jorge Luiz Neves, acredita que essa época do ano remete à infância e à singeleza e nada melhor que um Festival de Corais para celebrar o momento.

- Natal combina com música. O Natal é essa realidade que traz poesia. E estimular o canto coral é muito importante, falou Padre Jorjão.

De acordo com o assessor de eventos de massa do Vicariato para a Comunicação Social, Padre Omar Raposo, o objetivo do Festival é apoiar e divulgar a prática do Canto Coral na Arquidiocese. O Sacerdote definiu o concurso como uma possibilidade de levar a arte aos fiéis através da música.

- Este será um momento de encontro de pessoas, quando teremos a oportunidade de entrar nas Igrejas e trazer a arte natalina, com a arte em forma de canto, explicou Padre Omar.

O Festival está dividido em 2 categorias: adulto e infantil e os inscritos devem apresentar-se com duas músicas.

Segundo Dom Orani Tempesta, a função da Igreja é preservar o canto. Para ele, o Festival compartilha dos ideais da Igreja de fraternidade e amor, além de ajudar a entender o verdadeiro sentido do Natal.


- Esse primeiro Festival de Corais tem a finalidade de evidenciar sentimentos como a fraternidade, através do canto, e ajuda também a criar um clima de Natal ainda mais humano, disse o Arcebispo.

Parceiro da Igreja na realização do Natal EnCanto, o supermercado Zona Sul tradicionalmente realiza apresentações natalinas em suas franquias. O diretor de Marketing do supermercado, Jaime Xavier, explicou que o concurso tem um cunho social:

- Vimos no evento o seu caráter social. Além de estarmos contribuindo para a integração da comunidade católica, estamos contribuindo para as obras das paróquias, enfatizou Jaime.

O primeiro colocado na categoria adulto vai receber 15 mil reais, o segundo, 10 mil, e o terceiro, cinco mil. Já na categoria infantil, o primeiro colocado receberá 10 mil, o segundo, sete mil, e o terceiro, três mil. A quantia será dividida: metade para obras sociais das paróquias ganhadoras e a outra parte para o coral.

A comissão julgadora é formada por professores de música. A primeira eliminatória será no dia 24 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora da Paz. A Grande Final será no dia 18 de dezembro, às 20h, na Paróquia São José da Lagoa. 
Regente do Coral infantil da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Suyan Lucchesi disse estar otimista com o evento e afirmou que se sente responsabilizada.

- Nosso coral já tem 14 anos. É uma responsabilidade muito grande participar desse evento, que é o primeiro da Arquidiocese. As crianças estão cheias de expectativas e muito animadas, contou a regente, que disse ainda que o repertório escolhido inclui uma música em latim. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, na secretaria do Vicariato para a Comunicação Social, de segunda a sexta, de 9h às 11h30min e das 13h às 18h. Para participar é necessário levar a documentação descrita no regulamento.

Outras informações através do e-mail: natalencanto@gmail.com  ou pelo telefone: 2292-3132 R:224

Nenhum comentário:

Postar um comentário