“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Encontro da PasCom do Vicariato Urbano

Foi realizado hoje, dia 26 de fevereiro, na Paróquia de Santo André, em São Cristovão, o I Encontro da Pastoral da Comunicação do Vicariato Urbano. O Encontro contou com a presença do vigário episcopal, Padre José Laudares, do coordenador arquidiocesano da Pascom, Padre Marcio Queiroz, e do animador da pastoral no vicariato urbano, Padre Julio Cesar. Também estiveram presentes os representantes das Paróquia de Sant´Ana, Santo Antonio dos Pobres, Santo André, Sagrada Família, Candelária e São Januário.

Padre José abriu a reunião saudando os presentes e reforçando todo o apoio que sempre foi dado à pastoral desde o início de suas atividades no vicariato, o que ocorreu em 2008, sempre atendendo as diretrizes da Arquidiocese. Ele destacou a criação do blog do vicariato como uma das primeiras atividades da Pascom.

Em seguida Padre Marcio apresentou a definição e os objetivos da Pastoral da Comunicação. Ele destacou que a Pascom não é uma nova pastoral, mas uma valorização de todas as ações pastorais já existentes. A Pascom vem para fortalecer a unidade e estabelecer laços:

- Todos tem seu espaço e precisam ser valorizados, frisou.

Padre Marcio também explicou que a Pascom deve apresentar assuntos sobre o que acontece ao redor da igreja, temas ligados à sociedade em geral. Para finalizar, ele informou que essa pastoral passa por dentro de todas as pastorais, movimentos e serviços, informando e informando-se:

- A Pascom é um instrumento conciliador e facilitador da comunhão, concluiu.

Padre Julio apresentou as atividades já programadas que envolvem o vicariato, destacando a importância de mobilização das paróquias onde já está formada a Pascom, e o estímulo a ser dado para aquelas que ainda não contam com essa instrumento de evangelizador.

Entre as atividades divulgadas, destaque para as oficinas voltadas para a formação dos agentes do Vicariato, que vão acontecer no decorrer de 2011, na Paróquia de Sant´Ana, no Centro, a seguir relacionadas:
09 de abril - Internet e Linguagem
07 de maio - Cineclube
20 de agosto - Espiritualidade
08 de outubro - Meio de comunicar Cristo

Outro evento importante e que contará com a participação e envolverá os agentes da Pascom de toda a Arquidiocese é o 7º Muticom - Mutirão Brasileiro de Comunicação, seu será realizado na PUC-Rio, entre os dias 17 e 22 de julho. Um encontro de porte nacional onde será possível a troca de experiências entre os diversos representantes das diversas dioceses que existem no Brasil, além de participação em oficinas cuidadosamente programadas para capacitar e palestras com especialistas nas várias áreas da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário