“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

A PASCOM NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


A PASCOM da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Vicariato da Caridade Social, durante este ano de 2011, apresentarão no blog http://www.pascomarqrio.blogspot.com/ sugestões de atividades para a Campanha da Fraternidade para serem desenvolvidas nas igrejas de nossa cidade. A PASCOM tem a função de integrar as demais pastorais, contribuindo, assim, para a comunhão paroquial.
Este primeiro texto tem como roteiro as sugestões apresentadas pela Comissão Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade  para o  anúncio da campanha no Rio de Janeiro.  As sugestões foram organizadas em cinco grupos: comunidades paroquiais, testemunho eclesial, liturgia, iniciação cristã e a nível sociopolítico.

NÍVEL DAS COMUNIDADES PAROQUIAIS
O ponto fundamental é a conscientização das comunidades sobre a questão do aquecimento global, o foco maior do texto-base da Campanha -  cada um de nós é parte do problema. Temos que tratar a Ecologia, o cuidado com a vida no planeta, como “um Evangelho concreto a ser vivido e anunciado” .

Na missa de lançamento, D. Orani sugeriu que tratemos a nossa mudança de hábitos para atitudes mais sustentáveis como um movimento de conversão pessoal.

Toda vez que consumimos produtos ou serviços, impactamos o meio-ambiente; devemos trabalhar conscientemente, individualmente e em comunidade, para minimizar esse impacto, buscando a sustentabilidade.  A metodologia sugerida para a conscientização sobre sustentabilidade: 5Rs
ü  Reduzir (o mais importante, de imediato)
ü  Reutilizar
ü  Recuperar
ü  Reciclar
ü  Repensar (o mais importante, em longo prazo).

Os projetos nas paróquias devem ser repensados de forma que possam dar visibilidade aos conceitos que estão sendo apresentados. Em um contexto cristão, é importante sejam valorizadas: o trabalho em rede com as demais comunidades paroquiais, a inclusão social e a geração de renda para os membros mais necessitados das comunidades. Como exemplo:

a) O aproveitamento de óleo de cozinha domiciliar: várias paróquias e associações cristãs já estão realizando essa atividade. Mas a Associação dos Engenheiros e Arquitetos Católicos desenvolve um projeto-piloto, que está em implantação na Paróquia Divino Espírito Santo, Vicariato Norte – 3ª. Forania. 

b) Coleta de pilhas e baterias para reciclagem. Cada paróquia poderia: localizar em seu território onde pode ser entregue esse material, ou quem sabe, colocar um posto de coleta articulado com alguma cooperativa de catadores, fazendo assim a ponte entre a fraternidade com os nossos irmãos mais frágeis e a Ecologia.

c) Coleta de tampinhas de garrafa PET e outras tampas de plástico duro, também geração de renda para catadores da comunidade. 

d) Oficinas de reaproveitamento de alimentos.

e) Articulação com a COMLURB para incentivar: a coleta seletiva; a instalação de mais Ecopontos (Pontos de Entrega Voluntária – PEVs de resíduos para reciclagem); divulgação dos endereços dos Ecopontos mais próximos de cada comunidade e de orientações sobre separação e destinação de resíduos recicláveis.

As paróquias e as foranias devem criar eventos de impacto, ao longo do ano. Como exemplo, citamos:

a) os mutirões de limpeza de praças e praias - testemunho a nível paroquial ou forâneo, com envolvimento da comunidade, e convite à participação da sociedade. Deve ser em articulação com a COMLURB para a preparação dos eventos, orientação e apoio;

b) missas nas praças limpas, em torno dos sacos com o lixo recolhido;

c) mutirões de plantio de árvores - estes são mais complexos, pois exigem autorização do Órgão Ambiental, que define os tipos de árvore que podem ser plantadas em cada local;

d) destacar datas especiais para o meio ambiente; exemplos: 21 de março - dia da Terra; 22 de março - dia da água; 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia; 21 de setembro – Dia da Árvore.
TESTEMUNHO ECLESIAL
A Igreja já vem dando testemunho:
a) A Mitra está implantando o projeto de coleta seletiva no prédio João Paulo II.  Já existem projetos de coleta em algumas paróquias.
b) O aproveitamento de água da chuva nas paróquias. Já há um sistema na Paróquia São Domingos de Gusmão no Vicariato Norte – 2ª. Forania.
c) Projetos de instalação de painéis solares nas paróquias (com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Católicos).
d) A Igreja Santo Antonio de Quitungo trocou o telhado do salão paroquial e da creche para telhas recicláveis, feitas a partir de caixas Tetrapak  - caixinhas de leite, sucos, molhos de tomate, etc.

LITURGIA
Durante a Quaresma aproveitar sempre que possível o sentido evangelizador dos 5Rs.  A cada um dos cinco domingos da Quaresma, a liturgia deveria apresentar um dos 5Rs, e a sua conexão com o Evangelho. Essa atividade pode ser feita na procissão das ofertas.

Estimular, ao longo de toda a Quaresma, a conversão do jejum quaresmal em “poupança” destinada a ser ofertada na Coleta da Solidariedade do Domingo de Ramos, que é a expressão concreta de adesão das comunidades à Campanha da Fraternidade.  Com mais recursos obtidos será possível a implantação e manutenção de projetos, como os mencionados no item “Nível das Comunidades Paroquiais”.  
Uma sugestão para o lava-pés na quinta-feira santa: valorização dos (as) catadores (as) atuantes na comunidade como agentes ambientais, como são hoje considerados.

INICIAÇÃO CRISTÃ
Com a iniciação cristã, podem ser desenvolvidas atividades didáticas com a exploração dos 5Rs, durante as cinco primeiras semanas da Quaresma: confecção de desenhos, cartazes, textos, objetos feitos com sucata, visando uma exposição paroquial no dia cinco de junho, dia mundial do meio ambiente e, em uma exposição arquidiocesana para outubro, na festa de São Francisco de Assis.
Serão disponibilizados arquivos de joguinhos aqui no blog.

Criar as Comissões Internas de Consumo de Energia – CICEs - nas Paróquias, para buscar o uso racional da energia e a redução do consumo.  A inserção de crianças e jovens tem como objetivo criar esse hábito para ser difundido também nos seus lares.

NÍVEL SOCIOPOLÍTICO
Pressão da Igreja por ações governamentais que priorizem a implantação de projetos de saneamento básico. Assim será feito um encadeamento com a próxima Campanha da Fraternidade, em 2012, que terá a Saúde Pública como tema.

Articulação com a COMLURB e com empresas recicladoras para ampliar o escopo e o volume de reciclagem no estado do Rio de Janeiro - há empresas instaladas em municípios próximos, que reciclam resíduos gerados na cidade do Rio de Janeiro.

Ênfase na necessidade de redução do consumo; estimular o consumo consciente e sustentável, com testemunho de sobriedade no uso dos recursos do planeta. O consumo exagerado, supérfluo, deve ser compreendido como apropriação de recursos dos nossos irmãos mais carentes e das gerações futuras, como agressão à Irmã Terra, que sustenta a vida em todas as suas formas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário