“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rio de Janeiro comemora 119 anos de Arcebispado

Por Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio






No dia 27 de abril de 1892, pela Bula “Ad universas orbis ecclesias”, do Papa Leão XII, a hierarquia eclesiástica no Brasil foi reorganizada. Há 119 anos atrás, havia apenas um arcebispado, em São Salvador da Bahia, e 11 bispados sufragâneos. Na ocasião, foram, então, criadas duas Províncias Eclesiásticas: uma no Norte, com sede em São Salvador da Bahia, e outra no Sul, sendo o Bispado do Rio de Janeiro elevado à categoria de Sé Metropolitana.

Dom João Esberard foi o primeiro Arcebispo do Rio de Janeiro, assumindo o governo arquidiocesano de 12 de setembro de 1893 a 22 de janeiro de 1897. A Arquidiocese, que tem como padroeiro principal São Sebastião e como padroeira secundária Sant´Ana, tem seu brasão de armas em campo de goles, arredondado na ponta, com três setas de prata. A figura tem a seta do centro, dirigida para chefe, colocada sobre as outras duas, que são cruzadas em diagonal e dirigidas, respectivamente, para o canto destro de frente e para o canto sinistro de frente. O escudo do brasão é apoiado na cruz arquiepiscospal, de ouro.

De Prelazia à Arquidiocese

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada em 1565, ficando o seu território sujeito à jurisdição espiritual do Bispo da Bahia. Até que, em 19 de julho de 1575, pelo Breve “ In supermminenti Ecclesiae”, do Papa Gregório XIII foi criada a Prelazia. Desmembrada do Bispado da Bahia, o território da nova Prelazia estendia-se desde a Capitania de Porto Seguro até o Rio da Prata.

Só em 16 de novembro de 1676, a Prelazia de São Sebastião foi elevada à categoria de Diocese, pela Bula do Papa Inocêncio XI “Romani Pontificis pastoralis sollicitudo”. Ficou como sufragânea da Sé Metropolitana de São Salvador da Bahia, criada na mesma data, tendo a Diocese de Olinda também subordinada a ela. Posteriormente, da Diocese do Rio de Janeiro foram desmembradas 131 Arquidioceses, Dioceses e Prelazias. Dom José de Barros Alarcão foi o primeiro bispo que tomou posse na então Diocese do Rio de Janeiro, permanecendo em seu governo de 19 de agosto de 1680 a 6 de abril de 1700.

Desde 27 de abril de 1892 como Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Igreja nesta metrópole conta com 258 paróquias e cerca de 800 capelas distribuídas, territorialmente, em sete vicariatos: Urbano, Suburbano, Norte, Oeste, Jacarepaguá, Leopoldina e Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário