“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

45º Dia Mundial das Comunicações: evangelizando pela internet

Neste domingo 05 de junho, será comemorado o 45º Dia Mundial das Comunicações e todos nós estamos convocados a participar da grande mobilização evangelizadora a ser realizada nas mídias sociais, iniciativa da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. No dia 05 de maio, Dia Nacional da Comunicação, foi realizado um "ensaio" como forma de preparação para o dia 05/06 e graças a Deus conseguimos atingir o número de mais de 100 mil pessoas (na rede arquidiocesana/RJ), sem contar outras pessoas que se sentiram motivadas e também participaram.

Se em maio foi apenas um ensaio então no dia 05/06 vamos marcar presença em todas as redes sociais (TWITTER, ORKUT, FACEBOOK, YOUTUBE, BLOGGER, HOTMAIL/WINDOWS LIVE MESSENGER, TUMBLR, etc).

Veja como você pode participar deste dia tão especial...


Orkut

Como a rede com maior número de brasileiros, sendo a mais tradicional e mais conhecida, o Orkut deve bombar na Rede Católica!!! Nesse site, somos convidados a enviar Scraps a todos os nossos amigos, com mensagens Evangelizadoras, como passagens bíblicas, mensagens de Santos, de doutores da Igreja, enfim, tudo o que possa Evangelizar nesse meio. Com o Novo Orkut, fica ainda mais fácil pois tem a ferramenta de enviar scraps a todos os amigos. Também somos convidados a deixar tópicos nas comunidades, que é uma ferramenta que pode chamar tanto quem nós conhecemos, quanto quem justamente precisa ser tocado pelo amor de Cristo: os que ainda não fazem parte da Igreja Católica.

No "Dia C", o Orkut teve uma força média, poderia ter sido bem melhor. Antes de enviar uma mensagem evangelizadora, envie também uma mensagem explicando o que está acontecendo, com um convite para repassar essa mensagem. Depois, Evangelize, com um, dois, três, quatro... enfim quantos Scraps você puder!!!

Facebook

No Facebook somos convidados a, além de enviar nossa mensagem, Curtir, Compartilhar e Comentar as mensagens de nossos amigos que também estiverem participando dessa "corrente". Vamos tentar atingir a todos mais profundamente, tendo que essa ferramenta é um pouco mais fácil de usar que o Orkut.

Twitter

O Twitter é talvez o site mais especial desse dia!!! No "Dia C" nós utilizamos a hashtag #ComunicarEvangelizando e foi um sucesso! Essa palavra-chave ficou praticamente o dia inteiro no segundo lugar no Trend Topics do Rio de Janeiro, o que foi maravilhoso! E chegou a ficar por algum tempo em segundo lugar também nos Trend Topics do Brasil!

Dessa vez, usaremos a hashtag #redecatolica que irá ser presença constante não só agora, mas a partir do dia 5/6 em todas as contas católicas do Twitter. Para usar a hashtag, basta escrever a mensagem normalmente e acrescentar a hashtag. Por exemplo: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" (Sl 22) #redecatolica

Somente para deixar claro que não queremos competir com nenhuma outra hashtag, apenas queremos estar o mais vísíveis possível, para tocar o coração do maior números de usuários do Twitter que conseguirmos.

Blogger

Como todos nós já sabemos muito bem, nosso blog é uma ferramenta poderosa. Então devemos também conectar nossos blogs a essa missão, ainda que seu blog seja pessoal e não tenha um tema religioso. Essa ferramenta é essencial pois atinge a qualquer um que navega na Net, incluindo quem está pesquisando alguma coisa no Google.
Não economizemos os nossos caracteres, vamos evangelizar de forma a cativar não só os seguidores do nosso blog, como também quem estiver apenas visitando.
Quem não tiver um Blogspot, pode utilizar também outros servidores de blogs, que também serão bem-vindos!!!
Uma dica é programar sua postagem para o dia 05/06, caso você não tenha tempo no dia.

YouTube

O Youtube pode ser utilizado de diversas formas: Você pode utilizar os vídeos católicos em sua evangelização nas outras redes, uma dica é usar os botões de compartilhamento que estão abaixo do vídeo.
Você também pode comentar nos vídeos que você mais assiste, isso também pode chamar atenção.
Se você também tem um canal no Youtube, poste um boletim para quem está inscrito nele, mesmo que sejam poucos, se só um se sentir tocado e for evangelizado com seu boletim já valerá a pena.

Hotmail/Windows Live Messenger

Mande um e-mail para seus contatos! Já que pelo Hotmail podemos mandar um e-mail facilmente para todos eles. Quem estiver on-line no MSN no Domingo, pode puxar conversa para um assunto evangelizador, quem sabe... Utilize também outros serviços de e-mail, como o Yahoo!, GMAIL, etc.


Outras redes sociais

Use sua criatividade! Existem muitas outras redes como o Tumblr, o MySpace, o Skipe, o Yahoo! Grupos, etc. Onde você estiver, evangelize! E não só no dia 05/06, mas todos dias!!!


"ANTES QUE NO SEIO FOSSES FORMADO, EU JÁ TE CONHECIA; ANTES DE TEU NASCIMENTO, EU JÁ TE HAVIA CONSAGRADO, E TE HAVIA DESIGNADO PROFETA DAS NAÇÕES."
(Jr 1, 5)


Vamos evangelizar!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário