“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ato ecumênico encerra semana de oração pela unidade

Na noite de sábado, 11 de junho, ao mesmo tempo em que a Igreja celebrava Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana - como tradição, diversos líderes religiosos se reuniram para rezar pela unidade dos cristãos. A Celebração ecumênica encerrou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que aconteceu de 5 a 11 de junho com o objetivo de reunir os irmãos de fé.

Após a celebração da Palavra, os diversos líderes religiosos deixaram uma mensagem pela unidade, o respeito e evidenciando um avanço no diálogo inter-religioso.

- É muito bom estarmos juntos para refletir e tomarmos atitudes. Lembramos que essa semana de unidade pelos cristãos é uma oportunidade de nos sentirmos irmãos, que rezam juntos. Uma nova geração vai nascendo e percebe que é possível viver em unidade, disse o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

O representante da Igreja Ortodoxa, Padre Marcelo Torres destacou a importância do Papa Bento XVI também para os cristãos ortodoxos, que o escutam com “muito respeito e consideração”. Já o pastor Mozart Noronha, da Igreja Luterana no Brasil, com muito bom humor, falou dos grandes passos que os cristãos têm dado pela unidade.

- Felizmente o tempo de luta entre os cristãos está acabando e podemos celebrar unidos, conscientes de que as barreiras que nos separam não alcançam o céu. Estamos encerrando a semana de unidade no dia do aniversário do Espírito Santo que veio para unir Jesus em nossas almas, disse.

Já o pastor José Roberto, da Igreja Presbiteriana Unida sugeriu aos presentes e aos demais líderes religiosos que além da semana pela unidade cristã haja uma semana de ação pela unidade. Segundo ele, no momento em que houver ações concretas nessa busca, a obra estará completa.

Por fim, o Bispo da Igreja Anglicana, Dom Filadelfo Oliveira sugeriu que as data para essas ações seja a semana que antecede o advento. E explicou o ecumenismo:

- Muitas igrejas que não compartilham desse sentimento ecumênico pensam que é todos os cristãos estarem debaixo da mesma instituição, isso não é possível. A unidade acontece justamente dentro da diversidade de dons que existe. Essas diferenças são o que as enriquecem. Juntos, como igrejas unidas, podemos construir um novo tempo para nossa sociedade, por isso somos chamados discipulos e discípulas do Senhor, no batismo.

A celebração reuniu centenas de fiéis que puderam, após o ato, participar da Vigília de Pentecostes.



Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário