“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Católico Blogueiro? Chegou a sua vez!

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio

Setembro será um mês especial para os católicos que atuam na blogosfera. No dia 17 vai acontecer o E+Blog – o 1º Encontro para os Blogueiros Católicos. Partilha das realidades e formação constante são as principais propostas.

O evento — inspirado pelo encontro de blogueiros promovido pelo Vaticano, que foi organizado pelos Pontifícios Conselhos para a Cultura e das Comunicações Sociais, em maio deste ano — visa reunir católicos que mantêm blogs não apenas religiosos, mas sim das mais diversas temáticas. De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, a igreja no Rio de Janeiro conta com o caráter missionário de cada um para a evangelização na blogosfera.

— A diversidade de trabalhos que os católicos realizam são a grande riqueza missionária da Igreja. A fé que cada pessoa traz em si e que transmite no que faz tem muita força de evangelização. É este constante inserir-se em todas as realidades da nossa sociedade que faz de cada um de nós colaboradores de Deus na construção da civilização do amor, destacou.

O encontro será uma oportunidade para ouvir e conhecer as realidades em que os blogueiros estão inseridos e para auxiliá-los em seus processos de formação.

- Tudo o que reúne pessoas com o mesmo objetivo é muito importante para caminharmos na mesma direção,que,no nosso caso, como católicos, visa também uma nova forma de evangelização. Nos blogs, algo de interessante acontece: de acordo com o que a gente escreve, a gente vai tocando o coração das pessoas de acordo com o momento e o interesse de cada um que se conecta. É a nossa partilha da vida que acaba alcançando o outro, contou a professora Edwiges Figueiredo, que tem o blog http://comoelindaanossafamilia.blogspot.com

- Proporcionar o encontro, o diálogo e a troca de experiências é sempre válido. (...) Meus textos são impressões unicamente minhas, mas gosto quando tocam as pessoas, disse a cineasta Barbara Kahane, blogueira de http://pescotexto.blogspot.com/

Para o assessor da Pastoral da Comunicação do Vicariato Jacarepaguá, Padre Francisco Reinaldo Oliveira, a ocasião também será importante para que os blogueiros possam criar vínculos uns com os outros e estabelecerem um canal para a formação constante, que lhes permita esclarecer dúvidas sobre a fé e o posicionamento da Igreja com relação a questões do cotidiano.

— Fé e razão compõem o ser humano. O católico precisa conhecer as motivações da Igreja para também crescer na fé. O E+Blog vai ser mais um espaço para iniciarmos esse processo de crescimento e para, a partir dele, criarmos ferramentas que nos ajudem a, juntos, buscarmos uma formação constante, revelou.

Um comentário: