“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rosto jovem do Cristo nas ruas de Madri

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio




Às vésperas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 16 e 21 de agosto, a cidade de Madri, na Espanha, já apresenta o rosto jovem do Cristo pelas ruas. Muitos rapazes e moças, de diferentes nacionalidades, estão no país europeu vivendo a expectativa do encontro com o Papa Bento XVI. A fé e a alegria presentes nos rostos de representantes das variadas etnias e o clima de paz por todos os lugares por que se passa parecem antecipar a singularidade do testemunho de fé da juventude católica.

São muitos estrangeiros. Pessoas de todas as raças estão presentes em todos os lugares. Além da língua nativa - o espanhol -, inglês, português, francês, alemão, mandarim, italiano e outros idiomas se misturam nos ambientes públicos. Nada muito diferente do que se vê em cidades com forte apelo turístico não fosse um detalhe especial: a grande maioria é composta por jovens que partilham a fé católica.

Peregrinos se reúnem na Catedral


São todos peregrinos - filhos de Deus que sabem que sua terra definitiva não é esta, mas, ao mesmo tempo, diante da beleza da criação, se movimentam no espaço criado em busca do Sagrado, da experiência partilhada do amor a Deus e ao próximo. Estão presentes em Madri para um encontro especial com Cristo, na pessoa do Sumo Pontífice e de tantos outros irmãos na fé. A Catedral Almudena, neste domingo, 14 de agosto, foi um dos cenários onde foi possível perceber essa verdade. A missa de meio-dia reuniu imigrantes do mundo todo, e a Igreja, com a beleza da sua liturgia universal, pôde congregar diversos idiomas numa mesma resposta durante a Celebração Eucarística na casa da Padroeira da Cidade.

Serviço: preparação do ambiente e dos corações

A dois dias da missa inaugural da JMJ, enquanto Madri acerta os últimos detalhes técnicos para receber os peregrinos, os voluntários acolhem a juventude, auxiliando no preparo dos corações.

Cada um que transita pela cidade nota o trabalho de profissionais que ajustam iluminação especial e som para os locais programados para os eventos. E também percebe, nas atitudes dos voluntários, o desejo sincero de acolher bem, preparando o coração de cada peregrino, ao prestar um autêntico serviço a exemplo do próprio Cristo.

Assista também a matéria da WebTV Redentor: http://youtu.be/zKutHOMDuMk

* Fotos: Nice Affonso
* Vídeo: Leanna Scal e Nestor Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário