“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

1º Encontro de Blogueiros Católicos reflete fé na Web

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Colaboração: Victor Gonzalez
Fotos: Aldo Marques




A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou no último sábado, 17 de setembro, o E+Blog — o 1º Encontro de Blogueiros Católicos, no Edifício João Paulo II, na Glória. O encontro voltado para a blogosfera, primeiro ocorrido no mundo após o do Vaticano, reuniu cerca de 80 pessoas para a reflexão sobre como dar testemunho cristão em ambiente virtual. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, participaram do evento.

O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, fez a abertura do encontro recordando aos presentes o valor da comunhão com Deus e com os irmãos.


— É muito importante estar inserido no corpo, que é a Igreja. (...) Ninguém está sozinho: a Igreja caminha junto e também se importa com vocês, disse aos blogueiros.

A jornalista e assistente social Sílvia Helena Gonzaga refletiu sobre “Vida e Missão do Leigo no mundo de hoje”. Ela explicou que leigo “é todo aquele que não é membro do ministério sagrado, mas que é cristão batizado” e mostrou que, exatamente por causa do sacramento recebido, é importante que cada um tome a consciência de que não pode ser descomprometido.

O Beato João Paulo II foi apresentado como exemplo concreto de evangelizador que usou de todos os meios da expressão humana para o anúncio do Reino de Deus. A espiritualidade do comunicador, independente do tema explorado pelo blog, foi colocada em voga. Pois, de acordo com a abordagem de Sílvia, “passar valores humanos também é evangelizar”.

— É a experiência pessoal com Jesus que nos leva à evangelização. Quando você bloga, o seu rosto cristão consegue sair da penumbra e se colocar à luz?, questionou a palestrante.

O tema “Liberdade, responsabilidade e clareza católica na comunicação” foi abordado pela jornalista Nice Affonso. A importância da coerência e unidade entre pensar, sentir e agir ganhou destaque como fator fundamental para uma autêntica comunicação.

— O blogueiro católico não pode acreditar numa coisa e se posicionar publicamente, pela rede, de uma forma diferente. Isso é uma incoerência. O cristão não deve fugir dos valores cristãos, porque é comunicador da verdade. Não de qualquer verdade, mas da verdade por excelência, da Boa Nova. Por isso é importante que cada um anuncie, em tudo o que faz, o próprio Cristo, que é caminho, verdade e vida, orientou.

Para a palestrante, é possível aos blogueiros testemunhar Cristo mesmo sem falar explicitamente de Cristo, porque os valores humanos e a propagação do bem já trazem em si o anúncio do Evangelho.

— A força de evangelização de um blog está na capacidade que ele tem de alcançar pessoas que talvez nunca chegassem às igrejas. O que se comunica por esse veículo tem o poder de alcançar com mais facilidade o coração dos homens, porque tem uma linguagem específica para aquele público específico, mesmo que seja nas entrelinhas ou por trás das imagens escolhidas, lembrou Nice.

O Arcebispo do Rio esteve entre os blogueiros para deixar a sua mensagem e abençoá-los:

— Queremos utilizar os dons que temos para construir um mundo mais justo, mais fraterno. (...) Precisamos participar dessa nova cultura que a tecnologia vai fazendo nascer e ter responsabilidade. Nós não podemos nos omitir, exortou Dom Orani.

O Vigário Episcopal para a Comunicação Social lembrou a importância da missão de cada blogueiro:

— Vocês, blogueiros, vão mexendo com a subjetividade global. E conseguem conectar elementos para que outras pessoas façam a sua experiência de verdade, por isso é importante a responsabilidade. As ferramentas que vocês têm nas mãos podem fazer com que o homem acredite na vida, no próprio homem e em Deus, destacou Cônego Marcos William.

A historiadora Martha Schwab Ferreira deu dicas para melhor trabalhar na blogosfera, indicando o caminho de sempre pensar o blog como serviço, utilizando a valorização da vida cotidiana para o conteúdo apresentado.

— Quantidade, qualidade e conteúdo importam, lembrou.

Encerrando a manhã, os veículos de comunicação oficiais da Arquidiocese foram apresentados, por meio dos testemunhos de alguns dos profissionais que neles atuam. A idéia foi apresentar o trabalho da imprensa da Arquidiocese como fonte confiável de informação e formação para os blogueiros católicos.

A jornalista Leanna Scal e Nestor Rangel, impossibilitados de comparecer pessoalmente, deixaram um vídeo gravado sobre suas experiências pessoais e também sobre a missão da Web TV Redentor, que busca ter matérias atrativas para atrair, inclusive, pessoas que não participam da Igreja.

— Apresentar Jesus via internet é uma experiência única, partilhou Nestor.

A jornalista Marcylene Capper contou sua experiência profissional na Rádio Catedral e partilhou seu empenho pela busca da fonte confiável e da verdade para promover notícias que valorizem as pessoas. O jornal Testemunho de Fé foi apresentado pela jornalista Andréia Gripp, que em seu relato pessoal falou também sobre a missão a que se sente chamada, que é a de promover a comunhão. A jornalista Nice Affonso contou sobre o trabalho desenvolvido no Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que por ela sempre foi compreendido muito mais como missão de evangelização, devido à abrangência que a internet possibilita.

Na parte da tarde, houve um painel de discussão para o tema “Blogueiro Católico: desafios e testemunho”. O publicitário Aldo Marques foi o moderador da mesa, composta pelos blogueiros Alexandra Gurgel, Paulo Moraes e Flor Marta. A discussão abordou a atuação dos jovens na blogosfera, apontou a necessidade de os sacerdotes estarem mais presentes nas mídias sociais realizando um bom trabalho de evangelização e questionou a importância de os blogueiros serem defensores da Igreja, diante dos muitos ataques que ela sofre por parte da grande imprensa.

— Na internet nós somos o que nós escrevemos. O importante é o seu posicionamento, concluiu Paulo Moraes.

Após o painel, houve um momento de partilha em grupos, onde os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia e também sugerir ações para os próximos encontros de blogueiros. Oficinas de formação e maior inserção de blogueiros não envolvidos com a Igreja foram metas apontadas pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário