“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Arquidiocese do Rio e UERJ fecham convênio

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez

















A Arquidiocese e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vão fechar um convênio visando, especialmente, o benefício social aos cariocas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 22 de setembro, durante um almoço na própria universidade. Na ocasião, o Reitor da Instituição, Ricardo Vieira Alves, manifestou o desejo de homenagear o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, com a Comenda José Bonifácio – concedida aos intelectuais.

— O convênio, por um lado, ajuda a UERJ a estar presente nos eventos sociais da Arquidiocese, aproveitando a capilaridade da Igreja no RJ. E, pra Arquidiocese, ter a UERJ como sua parceira nas preocupação sociais dá mesmo uma garantia daquilo que nós podemos fazer, com qualidade, sempre visando o bem das pessoas e o bem desta cidade, explicou Dom Orani.

— Este convênio trará benefícios sociais, especialmente para a população mais pobre, favorecerá a tolerância religiosa e o respeito à diversidade cultural. Vai colaborar também com o reconhecimento das nossas tradições culturais e religiosas, disse Ricardo.
















O encontro contou ainda com a presença do Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, do assessor eclesiástico da Pastoral Universitária da UERJ, Diácono Marcos Gayoso, da vice-reitora e do diretor do Centro Biomédico da Instituição, Maria Christina Maioli e Paulo Roberto Volpato. O apoio à ação pastoral da Igreja na Universidade também esteve em pauta.

— A Universidade é laica, e, por ser laica, ela não é atéia, ela não faz uma profissão contra a fé. Então, aqui é permitido que as expressões religiosas que não promovam violência alguma tenham espaço. (...) No ano que vem receberemos o Encontro Nacional de Leigos e já coloquei a Universidade à disposição para apoiar a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, contou o Reitor.

Durante o encontro, o Reitor falou sobre o desejo que a UERJ tem de homenagear Dom Orani com a Comenda José Bonifácio, concedida a grandes acadêmicos e personalidades de caráter humanista, como o presidente Mário Soares e Nelson Mandela.

— Vamos oferecer a Comenda, no seu caráter maior, de grão-oficial, para Dom Orani, pelos excelentes serviços prestados à sociedade do Rio de Janeiro. Ele nos trouxe auto-estima, nos trouxe mais carinho. Nós temos uma confiança imensa no trabalho que ele tem desenvolvido, com a sua humanidade, com o seu respeito à cultura do povo. A Comenda é um reconhecimento a ele como intelectual da cidade, afirmou Ricardo.

— Tudo isso que eu recebo, é, no fundo, um reconhecimento do trabalho da Igreja, que tem uma missão que vai sendo levada adiante, afirmou, agradecido, Dom Orani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário