“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2011

2ª Vigília dos Jovens Adoradores



Teve início às 22 horas do último dia 9 de dezembro a 2ª Vigília dos Jovens Adoradores, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em 2013. A juventude carioca se reuniu no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro, para louvar a agradecer a Deus por todas as graças recebidas e atividades concluídas neste ano que se encerra, e também pedir a Deus por todos os jovens e por toda a equipe organizadora e colaboradora da jornada.

A vigília começou com uma celebração eucarística presidida pelo Padre Renato Martins, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e contou a animação da Banda Canto Novo.

Padre Renato chamou a atenção para os jovens que não ouvem o chamado de Deus, optando por andar pelo caminho do mal e abrindo mão de receber suas bênçãos. Ele também afirmou que Deus nos olha com misericórdia, mas destacou a necessidade de nos abrirmos para o Senhor: “Deus diz: Eu quero cuidar de você, mas você me exclui da sua vida.”



O padre também lembrou a importância de sermos adoradores e reforçou que adorar é abrir um canal de comunicação especial que nos permite entender a proposta e os planos de Deus para cada um: ‘não sabemos o que, como e a que hora fazer, pois estamos perdidos e fazemos tudo errado, isso é falta de comunicação com Deus e essa comunicação se estabelece através da oração e da adoração.”

Padre Renato criticou o grande movimento contrário que deseja ensurdecer e tornar cegos a juventude, e que quer obstruir o caminho de Deus em direção ao coração dos jovens, através das várias opções que o mundo oferece, mas enfatizou que Deus só precisa de um pouco do nosso tempo para mostrar que Ele pode fazer muito. Hoje em dia, o mundo vive reclamando de tudo, todos estão insatisfeitos em todas as esferas e tudo é motivo de reclamação e de revolta. Isso acontece porque nos momentos de tempestade, não focamos a possibilidade de ultrapassar a tempestade. Todos nós passamos por provações, mas se olharmos fixamente para frente, vamos ver a luz de Deus nos dando a força e a esperança para superar as dificuldades. “Temos que abrir o coração e pedir que Deus venha agir em nossas vidas, só assim a tempestade logo passará”, afirmou.

Para o padre, aquele que permite que Deus faça parte da sua vida, encontra força e motivação para vencer. Aquele que experimenta o Senhor não desiste, tem coragem, pois Deus quer que sejamos vencedores, porém é necessário abrir o caminho e permitir que o Senhor se aproxime.

Ao encerrar, Padre Renato enfatizou que este é o momento de transformar a juventude em jovens adoradores, para que eles encontrem em Cristo o centro, a alegria, a paz, a força restauradora. O padre entende que o trabalho é difícil pois muitos jovens simplesmente não possuem o desejo de experimentar o Senhor e viver todas as maravilhas que Ele nos oferece. Porém, não se pode desistir, pelo contrário, é necessário perseverar cada vez mais: “temos que conquistar aqueles que ainda estão longe de Deus e aumentar nosso grupo de jovens adoradores.”


Ao término da celebração, uma belíssima apresentação de dança preparada pela coordenação do evento pode contagiar e preparar os jovens presentes para o momento de adoração ao Santísismo Sacramento conduzido pelo Padre Renato.

A vigília seguiu madrugada adentro, com os jovens presentes e outros que vinham de todos os lugares da Arquidiocese, divida em três partes. A primeira animada pelo Padre João Carlos e a Comunidade Missão em Teu Altar. Em seguida foi a vez da Comunidade Bom Pastor, juntamente com Márcio Pacheco e Soraya Moreno, conduzirem a adoração. A vigília foi encerrada com o terço mariano.




A próxima vigília já tem data marcada
Conforme desejo do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, toda segunda sexta-feira de cada mês acontecerá uma Vigília dos Jovens Adoradores pela JMJ-Rio 2013. Toda a juventude está convocada a adorar o Senhor no dia 13 de janeiro de 2012, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que fica na Igreja de Sant´Ana, no Centro.

Galeria de Fotos. (Veja mais fotos em http://migre.me/75NdY)









Nenhum comentário:

Postar um comentário