“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

A JMJ não é para nós, é para jovens do mundo inteiro!

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez 

(Galeria de Fotos em http://www.flickr.com/photos/ecosdesantana/sets/72157629234808912/)



Às 21h30 da última sexta-feira,9 de março, o Santuário Nacional de Adoração Perpétua já estava com todos os bancos lotados pelos jovens cariocas, animados para passar a madrugada em vigília pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013).

Sob a animação do Ministério Shalom, de Fortaleza, às 22h30, ao início da Missa – presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Nelson Francelino e concelebrada por diversos sacerdotes – até mesmo os corredores laterais do Santuário estavam repletos de rapazes e moças de oração.


Durante a homilia, o Bispo destacou a confiança de Deus na conversão do coração humano a Ele, mesmo diante das muitas rebeldias com as quais o homem dele se afasta.


- Deus não se deixa vencer pelo nosso pecado. Apesar de nossos pecados, Deus nos quer. (...) Deus sempre se mostra paciente e amoroso. Não desiste de nós. Não cansa de nos amar, destacou.


Os jovens do mundo inteiro e especialmente os do Brasil, que se preparam para acolher os peregrinos que para cá virão, foram apresentados a Deus ao longo da Missa de abertura da vigília.


- Lembrando das maravilhas do Senhor, queremos nos revestir de gratidão e colocar a nossa vida de forma que toda a juventude do nosso Brasil esteja unida pela JMJ. E, nesta eucaristia, render a Deus o louvor que lhe é devido, e fazer um ofertório da vida de toda a juventude que se mobiliza no Brasil, acolhendo a cruz e o ícone, para que seja uma juventude santa, missionária, que ofereça frutos novos à sociedade.(...) A JMJ requer de todos nós muita santidade, testemunho e gratidão a Deus, que nos tomou tantas vezes ao colo e não desistiu de nós, lembrou.

Ao término da homilia, Dom Nelson conduziu os jovens a um bonito momento de oração, apresentando a Deus arrependimento pelas ofensas e o desejo de que a juventude também nunca desista de Deus, que ama a cada um com um “amor que nos perdoa, salva e recoloca na missão”.

Esta 5ª Vigília dos Jovens Adoradores pela primeira vez teve tema, que foi o mesmo da primeira JMJ, em 1986, baseada na primeira carta de São Pedro (I Pe 3,15) — “Antes, declarai santo, em vossos corações, o Senhor Jesus Cristo e estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir”. Pela primeira vez também foram oferecidos aos jovens, durante o encontro de oração, confissões e aconselhamento.


A passagem bíblica tema desta noite de oração foi utilizada pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, para, ao testemunhar com sua vida, recordar aos jovens a importância da experiência pessoal com Jesus para tornar a JMJ um tempo forte para a conversão de jovens do mundo inteiro.


— A experiência pessoal com Jesus é aquela experiência de descobrir que Deus me ama de modo único, e isso é capaz de transformar as nossas vidas. A JMJ é uma forte ocasião para essa experiência com Jesus. (...) E assim como nós cremos que ele muda a nossa vida, sabemos que é capaz também de mudar a vida de muitos e muitos jovens, explicou.


Moysés também destacou o caráter missionário que a JMJ confere a cada jovem brasileiro, lembrando que este é um momento de grande graça para o Rio de Janeiro e o Brasil:


— A JMJ não é só um evento, é tempo de graça. A Jornada não é para nós: é para os jovens do mundo inteiro. Nós seremos mediadores, intercessores, para atraí-los para Deus. (...) Somos instrumentos de Deus, que vamos ao encontro desses jovens onde quer que estejam. Eu e você somos chamados a ir aos jovens que estão longe de Cristo, longe da Igreja e anunciar: “venha ver o rosto alegre e vivo da Igreja”, enfatizou.

O Missionário alertou quanto ao perigo de um cristianismo medíocre e afirmou ser importante tomar uma decisão incondicional, que envolva todo o ser de cada um. Lembrou a importância da oração e dos sacramentos durante este tempo de preparação até 2013, chamando cada jovem ao apostolado da comunicação da alegria da fé:


— O mundo padece do pecado e nós, sem nenhum mérito, temos o remédio.(...) O mundo necessita do testemunho da vossa fé, conclamou.


Após a pregação, houve o momento especial de adoração ao Santíssimo Sacramento, quando a juventude do mundo inteiro e toda a preparação para a JMJ foram apresentadas a Jesus.

Os 500 dias que faltam para a realização do grande encontro do Papa Bento XVI com a juventude foram lembrados pelo Movimento de Vida Cristã (MVC), por velas, durante uma hora da vigília. Em seguida, os jovens foram convidados à oração da Via Sacra, tão importante para a vivência deste tempo litúrgico da quaresma. Houve também a oração das laudes e o encontro foi encerrado com a benção do Santíssimo.


A organização do evento, que foi transmitido ao vivo pela WebTv Redentor, convocou as dioceses de todo o mundo a organizarem vigílias em todas as segundas sextas-feiras de cada mês, para a unidade de oração em intenção da JMJ RIO2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário