“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Confissão: nada substitui a presença do sacerdote


No mundo virtual, a prática religiosa on-line está cada vez mais presente. Na internet, os fiéis estão a um clique da fé. E agora, os “smartphones” fazem essa realidade constante. A Igreja Católica nos Estados Unidos aprovou um aplicativo para iPhone, que funciona como auxílio para confissão.

É importante destacar que o “Confession” para iPhone e outras novas tecnologias similares pode ajudar a fazer o exame de consciência preparatório à Confissão, mas nunca pode substituir o diálogo pessoal entre o penitente e o sacerdote. Foi o que explicou o porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi.

Após algumas informações que sugeriam que se tratava de Confissão através do iPhone, o Padre Lombardi esclareceu que o sacramento da Penitência requer necessariamente a relação de diálogo pessoal entre penitente e confessor, assim como a absolvição por parte do confessor presente.

Mas, para muitos, o aplicativo pode ser um instrumento que ajude na reflexão de preparação à Confissão. Pois oferece roteiro de exame de consciência, guia passo a passo do sacramento, ato de contrição e outras orações.

O assessor eclesiástico das mídias sociais, Padre Jefferson Gonçalves, destacou a importância do sacramento da confissão e falou que o aplicativo pode ser uma forma de melhor preparar o fiel, através do exame de consciência.

- Fico feliz de ver, cada vez mais, de forma acessível, nas mídias digitais e também em ferramentas diversas, conteúdos que formem o fiel para este momento de reconciliação. O registro em aplicativos também permite que o cristão fique atento à conversão de seus costumes, fazendo com que, após a confissão, este momento de comunhão com a graça de Deus seja estendido, explicou o sacerdote.

Ele acredita que, de maneira pedagógica, além das orações e vigilância, o fiel pode caminhar para vencer os pecados, com o auxílio de suas anotações pessoais, para se ter em vista o que  deve melhorar. Em sua opinião, esses registros podem ser guardados de maneira digital, como diversas outras anotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário