Fotos: Gustavo de Oliveira

As luzes foram acionadas pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelo Governador Sérgio Cabral e pelo Prefeito Eduardo Paes, através de um computador, na festa de lançamento do aniversário de 80 anos do Monumento, no Palácio das Laranjeiras. No evento, o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldissere, Bispos Auxiliares e padres, além de autoridades civis, aprovaram a nova iluminação. Mas em toda a cidade turistas e cariocas, também puderam perceber a novidade.
A cerimônia começou às 18 horas, com a apresentação da Cantora Olívia Ferreira, que cantou a Ave-Maria enquanto o Cristo Redentor se apagava. Em seguida, foram apresentados vídeos contando a história do Monumento, a programação para o ano do 80° aniversário e ainda um vídeo do designer mundialmente famoso, Hans Donner, explicando como surgiu a logomarca que criou para os 80 anos do Cristo.
— Eu estou há 36 anos na mesma sala, na Rede Globo, onde, da minha janela, tenho a vista privilegiada para o Cristo Redentor, que me serve de inspiração. Na hora que me convidaram a presentear essa cidade que me acolheu, eu só podia aceitar de braços abertos e usar meu talento para fazer parte dessa história, disse.
Recentemente, o Cristo Redentor passou por sua maior reforma estrutural, patrocinada pela Vale. No evento, o Diretor de Comunicação da empresa, Sergio Giacomo, ressaltando o monumento ao Cristo Redentor como um símbolo universal, assinou o convênio para a manutenção da conservação estrutural do monumento.
Já o Presidente da OSRAM, empresa responsável pela nova iluminação, Roger Michaelis, falou da importância de fazer a parceria com a Arquidiocese e presentear o Rio de Janeiro com “um dos projetos mais audaciosos da empresa”. E, junto com o Arcebispo, assinou o convênio de manutenção da nova iluminação.
O Prefeito Eduardo Paes também mostrou satisfação pelo novo projeto. Para ele, que lutou para que o Monumento fosse eleito em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno, essa nova iluminação reforça ainda mais a beleza do Redentor, que abençoa a cidade.
Luz do mundo
Para Dom Orani, a comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor ajudará a mostrar para a sociedade que, na verdade, o Cristo foi feito por brasileiros, com dinheiro de brasileiros e para brasileiros, ao contrário do que as pessoas pensam sobre ser um presente da França. Ele disse que o Cristo é símbolo da identidade brasileira e cristã.
- Estamos iluminando o símbolo daquele que é luz do mundo. Desejamos que Ele continue iluminando a vida de todos os cariocas e turistas que visitam nossa cidade.
O Arcebispo também falou que a nova iluminação se coloca na Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema “Fraternidade e a Vida no planeta”, ao se utilizar uma iluminação ecologicamente correta, que gasta menos energia e não faz mal ao meio ambiente.
O Núncio Apostólico leu a carta enviada pela Secretaria de Estado do Vaticano para a ocasião. Na mensagem, o Papa Bento XVI destacou que a presença da imagem do Cristo, com seus braços abertos sobre a Baía de Guanabara tornou-se um sinal da fé que moldou a cultura brasileira.
Confira a carta na íntegra
Jornada Mundial com a Juventude
![]() |
|
Sergio Cabral demonstrou sua alegria, enquanto cristão e carioca, por ver esse novo projeto para o Monumento.
- O Cristo Redentor pode ser visto de diversos aspectos, o mais importante é o espiritual, abençoando a cidade maravilhosa e o povo brasileiro. Outro ponto de vista é econômico, o Cristo é o atrativo mais visitado do Rio de Janeiro, desde o turista mais humilde até o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que já manifestou o desejo de conhecer o Cristo, na visita que fará ao Rio, no dia 20 de março. Em terceiro, é uma referência do Brasil para o mundo, afirmou o governador.
Um ano festivo
Mesmo entre nuvens foi possível ver a beleza da nova iluminação, que foi aprovada por todos os convidados e também pelo Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.
![]() |
|
Ele explicou que a programação da festa do Cristo Redentor, além dos eventos religiosos, vai reunir, durante todo o ano, os mais diversos segmentos da sociedade: personalidades do esporte, da moda, da gastronomia, entre outros.
O marco dos 80 anos será uma exposição que a Arquidiocese vai levar a todas as capitais do Brasil, que vai contar toda a trajetória, a “Cristo Redentor ParaTodos”. Haverá uma réplica do Cristo, de 3,80m. Além das capitais, mais 19 países, em todos os continentes, vão receber a exposição.
No dia da grande festa, 12 de outubro, haverá um grande show na praia de Copacabana, com artistas da MPB, coral de 800 vozes e ainda uma atração internacional, nomeado como “show da paz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário