“O que vimos e ouvimos nós vos comunicamos, para que também vós tenhais comunhão conosco.” 1Jo 1,3

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Retiro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realizou no último dia 30 de abril seu primeiro retiro espiritual. O encontro foi realizado na Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho e teve como tema “Anunciar Cristo em tempos midiáticos”. Estiveram presentes agentes de 87 paróquias, representando todos os vicariatos da Arquidiocese, além de uma representante da Arquidiocese de Niterói.


Após a oração das Laudes, Padre Márcio Queiroz, Coordenador Arquidiocesano da Pascom, iniciou um momento de reflexão, onde destacou a importância de anunciar o Cristo, comunicando principalmente àqueles que estão fora da Igreja:

- As fotos, os textos, os blogs: tudo o que fazemos, todo o nosso trabalho deve deixar transparecer a mensagem e o próprio Cristo - essa é a nossa missão como comunicadores, enfatizou Padre Márcio.


A primeira meditação foi conduzida pelo assessor eclesiástico da Pascom do Vicariato Jacarepaguá, Padre Francisco Reinaldo. Com o tema "Deus, comunicador da verdade e da vida, na história da salvação", o padre ressaltou a necessidade da entrega a Deus dos trabalhos promovidos pela Pastoral da Comunicação.

- Os aparatos técnicos não podem vir à frente da prática da fé. É impossível se pensar qualquer trabalho da Pascom sem um momento de oração. Deus transcende os meios de que dispomos, porque o próprio Deus é comunicação, explicou.

O agente da Pascom tem a missão principal de evangelizar. E, assim, ele precisa se entregar a Deus antes te tudo. Para tal, a vida de oração é o foco para o comunicador cristão.

- Temos que levar o olhar de Cristo para as pessoas, salientou o sacerdote.

Padre Francisco ainda alertou sobre o compromisso com a verdade, uma vez que a Pascom é integradora das outras pastorais e da Igreja.


Baseado em um texto redigido pela Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Padre Marcos William, Vigário Episcopal para a Comunicação Social, fez a segunda pregação do encontro. Com o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, Padre Marcos frisou que o Papa destaca os pontos positivos da internet, das redes sociais e das novas tecnologias como forma de satisfação das necessidades das pessoas. Para o sacerdote é importante que haja um estilo cristão de presença no mundo digital, aliado a um testemunho de vida coerente.

O Vigário Episcopal pediu que os agentes pastorais assumam a missão de usar as novas tecnologias para espalhar o Evangelho.

- Que o agente da Pascom seja alguém que tenha a experiência de Jesus e que viva o seu chamado com alegria, entusiasmo e consciência do testemunho inspirado na pessoa de Cristo. Para isso, basta que você seja dele, que acredite nele e perceba que a comunicação dele com você tem uma conectividade maior do que quando você está em qualquer rede, explicou.

A primeira parte do retiro foi encerrada com a oração do Ângelus, presidida pelo Pe. Julio Cesar, assessor eclesiástico da Pascom do Vicariato Urbano.

Galeria de Fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário